Banner

Minicursos, Oficinas, Palestras e Mesas Rendondas

OF.01 - Práticas de Aprendizagem Baseada em Problemas

Oficina

Ministrante: Suzana da Hora Macedo

Data: 17/11/2016

Número de vagas: 50

Início: 14:30

Término: 16:00

Duração: 90min               Local: Bloco A - Sala A-108

RESUMO: O PBL é uma proposta pedagógica que visa o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem e também o desenvolvimento do conhecimento. É uma metodologia que emprega o desafio, a solução de problemas, favorecendo o desenvolvimento das habilidades e competências básicas do aluno, possibilitando também a formação do pensamento crítico, consolidação de novos conceitos e formação de atitudes individuais e coletivas. 

OF.02 - Metodologias Participativas para Aprendizagem Autônoma

Oficina

Ministrante: Daniel Coelho Ferreira

Data: 17/11/2016

Número de vagas: 50

Início: 16:15

Término: 17:45

Duração: 90min               Local: Bloco A - Sala A-110

RESUMO: O processo de educar deixou de ser baseado na mera transmissão de conhecimentos. Metodologias passivas, em que o professor é apenas um transmissor de conteúdo, detentor de todo conhecimento e o aluno mero receptor, passivo, já não fazem muito sentido num mundo globalizado, conectado, em que a formação educacional perpassa o conteúdo de disciplinas. Metodologias participativas são focadas no estudante, que é o centro do processo ensino aprendizagem e corresponsável pelo seu desenvolvimento educacional. Dessa forma, trabalha-se habilidades requeridas não só pelo mercado de trabalho, mas também pela vida, pelo dia-a-dia. Pró-atividade, resolução de conflitos, trabalhos em grupos, construção coletiva de conhecimento, pesquisas, avaliar situações, pontos de vista diferentes, fazer escolhas, assumir alguns riscos, aprender pela descoberta, caminhar do simples para o complexo, e etc., ações que trabalham na formação sistêmica do estudante, forjando sua autonomia.

OF.03 - Metodologia para o Ensino Baseada em Estudo de Caso

Oficina

Ministrante: Valéria de Souza Marcelino

Data: 18/11/2016

Número de vagas: 50

Início: 09:00

Término: 10:30

Duração: 90min               Local: Bloco A - Sala A-116

RESUMO: Na tentativa de contribuir para uma prática docente menos tradicional, esta oficina propõe o uso de metodologia de ensino baseada no método de Estudo de Caso como forma de auxiliar o professor na elaboração de suas aulas. Este é uma variante do método Aprendizado Baseado em Problemas (Problem Based Learning -  PBL), que foi desenvolvido a fim de proporcionar aos alunos contato com problemas reais, e estimular o desenvolvimento do seu pensamento crítico, a habilidade de resolução de problemas e a aprendizagem dos conceitos científicos. Na oficina, os participantes terão conhecimento sobre este método e, além disso, serão apresentados exemplos de aulas (de ciências) pautadas neste método e os participantes serão estimulados a produzir sequências didáticas neste mesmo sentido.

OF.04 - Aprendizagem com Lego : Trabalhando as habilidades de gestão e lógica dos discentes

Oficina

Ministrante: Camila Mendonça Romero; Larissa de Sousa Moreira; Paulo Victor Padrão Lopes.

Data: 18/11/2016

Número de vagas: 50

Início: 10:45

Término: 12:15

Duração: 90min               Local: Bloco A - Sala A-117

RESUMO: Esta oficina possibilita conhecer um dos métodos que tem facilitado o aprendizado de alguns conceitos da Administração. É utilizada uma dinâmica de ensino através de blocos de montagem. Esta dinâmica além de abordar os principais conceitos sobre Liderança e Metodologia 5S, utiliza os conceitos de Just-in-time (JIT), tempo de setup, qualidade e marketing. Durante a oficina será demonstrado como as rodadas são elaboradas, assim como os conceitos descritos anteriormente são transmitidos aos alunos.

OF.05 - Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)

Oficina

Ministrante: Renata Lacerda Caldas; Adriana Barreto de Oliveira Siqueira

Data: 18/11/2016

Número de vagas: 50

Início: 14:30

Término: 16:00

Duração: 90min               Local: Bloco A - Sala A-120

RESUMO: As Unidades de Ensino Potencialmente Significativas são sequências didáticas embasadas na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (MOREIRA, 2011). São aspectos sequenciais: definir o tópico a ser abordado; criar/propor situação(ções), em níveis diferenciados e progressivos, levando em conta o conhecimento prévio do aluno; apresentar o conhecimento a ser ensinado/aprendido, levando em conta a diferenciação progressiva; retomar os aspectos mais gerais e inclusivos, dentre outros. UEPS abordando temas diversos têm sido elaboradas na forma de produto educacional para auxiliar professores de Ensino Médio.

OF.06 - Modelos Formativos para Avaliação Discente: Avaliação por Pares e Autoavaliação

Oficina

Ministrante: Andre Fernando Uebe Mansur (Coordenador da COMTED)

Data: 18/11/2016

Número de vagas: 50

Início: 16:15

Término: 17:45

Duração: 90min               Local: Bloco A - Sala A-121

RESUMOA presente oficina tem por finalidade possibilitar que o participante tome conhecimento e experimente modelos de avaliação formativa, como a avaliação por pares e autoavaliação. Estes modelos de avaliação formativa tendem a valorizar as habilidades do estudante, em contraponto aos modelos sumativos adotados, que usualmente se focam a avaliar de maneira conteudista e pontual, apenas as competências técnicas dos alunos.