Banner

Palestrantes

PARTICIPANTES DA MESA REDONDA


Arthur Rezende da Silva é Diretor Geral no IFFluminense campus Santo Antônio de Pádua. É Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela Universidade Candido Mendes (UCAM) em Campos dos Goytacazes/RJ. Suas principais áreas de interesse são: Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica; Expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; Desenvolvimento Local e Regional; Educação de Jovens e Adultos e a sua relação com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT); Políticas Públicas em EPT; Noroeste Fluminense e a sua relação com a EPT; Ensino de Língua Portuguesa e EPT.


Andre Fernando Uebe Mansur é Administrador. Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Informática na Educação no IF Fluminense (NIE/IFF), Núcleo de Subjetivação, autoria, dialogia, aprendizagens, produção de sentido, poética digital, mediação tecnológica, interfaces digitais da UFRGS (NESTA/UFRGS), Grupo de Investigación, Ingenieria del Software y Sociedad de la Información y el Conocimiento pela Universidade Pontifícia de Salamanca em Madri (GISSIC/UPSAM), Núcleo de Estudos de Movimentos Sociais e Cultura da UFF (NUCEMS/UFF), Grupo de Pesquisa em Cognição e Linguagem da UENF (CiberRedes/UENF) . Membro do conselho editorial e revisor nas revistas científicas Vértices (IF Fluminense), Perspectivas (ISECENSA), RBIE e ASME/IMECE. Atuou como Diretor de Ciência e Tecnologia pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, no município de Campos dos Goytacazes/RJ. Membro fundador da Incubadora de Empresas do Norte Fluminense (TecCampos) e do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal Fluminense (IF Fluminense). Atualmente atua como Coordenador do Departamento de Novas Metodologias e Tecnologias na Educação (COMTED) no IF Fluminense. Desenvolve pesquisas na área de Redes Sociais Digitais aplicadas à Educação, Metodologias de Ensino, assim como Empreendedorismo na Educação. Criador da Rede de Saberes Coletivos (ReSa). Participante do programa de capacitação VET Teachers para o Futuro, na Finlândia, com bolsa SETEC/CNPq. Áreas de estudo em andamento: Modelos de Ensino Aprendizagem, Novas Tecnologias para Educação, Administração e Sociedade, Empreendedorismo, Software Livre na Gestão e Aprendizagem organizacional.


Marlúcia Cereja de Alencar é Diretora de Ensino Superior das Licenciaturas no IFFluminense campus Campos Centro. Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Campos (1979), Mestrado em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ,1986) e Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ,2003), graduação em Direito pela Universidade Castelo Branco (2003). Professora das disciplinas pedagógicas nos Cursos de Licenciatura nas Instituições: IFFluminense campus Campos Centro, Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert - ISEPAM/FAETEC, Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/Faculdade de Filosofia de Campos. Desenvolve pesquisas na área de Formação de Professores, Metodologia de Ensino- processos de aprendizagem. Atividades acadêmicas na área de Didática.


Michelle Maria Freitas Neto é graduada em Ciência da Computação, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e mestre em Engenharia de Produção, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), além de ser ex-aluna do IFF, onde se formou como técnica em Informática, em 1997, na então Escola Técnica Federal de Campos. Professora da área de Informática do Campus Itaperuna desde sua implantação, em 2008, Michelle foi coordenadora de curso e diretora de Apoio ao Ensino, antes de ser eleita diretora-geral, em 2012, e reeleita, em dezembro de 2015, para mais quatro anos à frente da gestão. Atualmente, além de ocupar o cargo de diretora-geral, também ministra aulas no curso Bacharelado de Sistemas de Informação e coordena o projeto de extensão "Include - Inclusão digital para todas as idades". 


Valéria de Souza Marcelino é Coordenadora de Metodologias de Ensino do Centro de Referência em Tecnologia Informação e Comunicação na Educação vinculado a Reitoria do IFFluminense, e professora do curso técnico em química e da licenciatura em Ciências da Natureza do IFFluminense campus Campos Centro. Doutora em Ensino de Ciências, realizado no Programa de pós Graduação em Ciências Naturais na UENF. Desenvolve pesquisa sobre a prática profissional de futuros professores de química/ciências, investigando diferentes metodologias e abordagens que possam ser utilizadas no ensino de química/ciências.


PALESTRANTES


Alexandre Rodrigues é Professor das séries iniciais do Ensino Fundamental da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro desde 2004. Graduado com a Licenciatura Plena em Geografia pelas Faculdades Educacionais Unificadas Campo-grandenses e Especialista em Gênero e Sexualidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuou como Coordenador Pedagógico durante os anos de 2009 e 2010, quando recebeu o convite para atuar como Assistente II da 9ª Coordenadoria de Educação na gerência pedagógica de diversos projetos interdisciplinares. Em 2012, começou a atuar na Subsecretaria de Ensino junto ao projeto Educopédia e em 2014, como Gestor Operacional do Projeto GENTE, até o presente momento.


Marcela de Oliveira é formada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007) e Pós graduada em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade Veiga de Almeida (2015). Em 2008 iniciou sua atuação como professora regente na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, trabalhando na comunidade da Cidade de Deus, no primeiro segmento. Em 2012 começou a trabalhar no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). Em 2015 assumiu a direção da Escola Municipal André Urani - GENTE, na Rocinha, onde junto com a equipe de professores e funcionários da escola, em parceria com a 2ª CRE e SME, consolidou o projeto inovador característico da unidade.


Ivonilton de Barros Fonseca é professor Mentor do TIME 04 de Laboratório de Aprendizagens de Ciências Físicas e Biológicas do Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (GENTE); professor Regente de Ciências Físicas e Biológicas no município da cidade do Rio de Janeiro em pleno exercício da função pela 2ª CRE; Atualmente, dedica-se também às atividades educativas na disciplina de Ciências, pelo PEJA, na Escola Municipal Profº Lourenço Filho, Grajaú, também da 2ª CRE. Tem formação em Pós-graduação como Especialista em Prevenção as Drogas - UCM (1999) e Informática Educativa - UNICARIOCA (2001). Atuou como Coordenador de Projetos de Núcleo de Adolescentes Multiplicadores - Programa de Educação Ambiental e Educação Sexual da SME. (1998 -2008); Coordenador de capacitação de Professores da Rede Municipal de Ensino da cidade do Rio de Janeiro - 2ª CRE-SME (2004 -2008) e professor Polivalente do Projeto Autonomia Carioca na Escola Municipal Reverendo Marton Luther King, 2ª CRE-SME (2009 -2011).

 

MINISTRANTES DAS OFICINAS


Suzana da Hora Macedo é Professora Titular do IFFluminense campus Campos Centro, onde foi coordenadora do Curso Técnico de Telecomunicações de janeiro/2000 a setembro/2003 e coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações de setembro/2003 a fevereiro/2009. Foi Gerente de Ensino na implantação do IFFluminense campus Itaperuna no 1º sem/2009. Membro do Conselho Supremo da Faculdade de Medicina de Campos. Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Tecnologia em Telecomunicações do IFF). Participou do Programa Professores para o Futuro na Finlândia (5 meses). Doutora em Informática na Educação pela UFRGS (2011). Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (1998). Especialização em Análise de Sistemas. Especialização em Sistemas Elétricos. Especialização em Tecnologia Educacional e Didática. Engenheira Eletricista. Licenciatura Plena para Professores de Disciplinas Especiais de 2º Grau.


Camila Mendonça Romero é Professora efetiva do IFFluminense campus Santo Antônio de Pádua. Doutora em Engenharia e Ciência dos Materiais (Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF/Brasil, 2015), Mestre em Engenharia de Produção (Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF/Brasil, 2011) e Graduada em Engenharia de Produção (Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF/Brasil, 2008). Atualmente concentra suas ações de pesquisa na solução de layouts industriais, ergonomia no trabalho, organização do trabalho e engenharia de métodos.


Larissa de Sousa Moreira é Mestre em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional pela Universidade Candido Mendes (2016), especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (2012) e possui Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro (2009). Atualmente é professora do IFFluminense campus Guarus.


Paulo Victor Padrão Lopes é Professor efetivo do IFFluminense campus Santo Antônio de Pádua. Formado em Engenharia de Controle e Automação pelo IFFluminense campus Campos Centro, docente e membro do Núcleo de Pesquisa em Mecatrônica e Processamento de Sinais (IFF). Experiência acadêmica internacional nas universidades de Duisburg-Essen, Alemanha, Santa Clara University e Stanford University, EUA.


Renata Lacerda Caldas é Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade de Brasília (1997), Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília (2007) e Doutorado em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2011). É Professora efetiva do IFFluminense campus Campos Centro. Tem experiência na área de Física Geral, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: utilização de estratégias de ensino e avaliação da aprendizagem, aprendizagem significativa em física, interdisciplinaridade em ciências naturais, formação de professores. Atualmente coordena a área de Ciências da Natureza no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) e o Subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ambos no IFF. Desde 2014/2 coordena o polo 34/IFFluminense do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da SBF/CAPES.


Adriana Barreto de Oliveira Siqueira possui especialização em Docência no Século XXI pelo IFFluminense (2013) e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006). Atualmente é professor docente I, Disciplina de Física, no Colégio Estadual José do Patrocínio e no Liceu de Humanidades de Campos. Atua como supervisora dos licenciandos de Física do IF Fluminense, no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), cujo o objetivo é preparar os futuros professores de Física para a atuação em sala de aula. Possui também, graduação em Teologia pela Faculdade Batista de Estado do Rio de Janeiro-FABERJ (2010).


Daniel Coelho Ferreira é Doutor em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras (2012) e Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Atualmente é professor efetivo do IFFluminense campus Bom Jesus de Itabapoana na área de Meio Ambiente. Estudante de intercâmbio na Universidade da Flórida (UFL) em Agricultural Operation Management e na Universidade Hebraica de Jerusalém (HUJI) Water and Health. Participou da primeira turma VET – Professores para o futuro (Vocational Educational Teachers – VET – Teachers for the Future) na Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (TAMK), na Finlândia. Tem sua atuação focada na prática de metodologias participativas e ativas no ensino técnico e superior.