Programação
Clique nas datas abaixo para visualizar a programação por dia
14h | |
Credenciamento Local: Reginaldo Rangel | Outros |
14h 30min | |
OF.01 - Práticas de Aprendizagem Baseada em Problemas Suzana da Hora Macedo Duração: 90min Local: Bloco A - Sala A-108 RESUMO: O PBL é uma proposta pedagógica que visa o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem e também o desenvolvimento do conhecimento. É uma metodologia que emprega o desafio, a solução de problemas, favorecendo o desenvolvimento das habilidades e competências básicas do aluno, possibilitando também a formação do pensamento crítico, consolidação de novos conceitos e formação de atitudes individuais e coletivas. | Oficina |
16h 15min | |
OF.02 - Metodologias Participativas para Aprendizagem Autônoma Daniel Coelho Ferreira Duração: 90min Local: Bloco A - Sala A-110 RESUMO: O processo de educar deixou de ser baseado na mera transmissão de conhecimentos. Metodologias passivas, em que o professor é apenas um transmissor de conteúdo, detentor de todo conhecimento e o aluno mero receptor, passivo, já não fazem muito sentido num mundo globalizado, conectado, em que a formação educacional perpassa o conteúdo de disciplinas. Metodologias participativas são focadas no estudante, que é o centro do processo ensino aprendizagem e corresponsável pelo seu desenvolvimento educacional. Dessa forma, trabalha-se habilidades requeridas não só pelo mercado de trabalho, mas também pela vida, pelo dia-a-dia. Pró-atividade, resolução de conflitos, trabalhos em grupos, construção coletiva de conhecimento, pesquisas, avaliar situações, pontos de vista diferentes, fazer escolhas, assumir alguns riscos, aprender pela descoberta, caminhar do simples para o complexo, e etc., ações que trabalham na formação sistêmica do estudante, forjando sua autonomia. | Oficina |
18h 30min | |
Abertura Oficial do Evento (Local: Auditório Cristina Bastos) Jefferson Manhães (Reitor); Carlos Alberto (Direção Geral - campus Campos Centro); Aline Vasconcelos (Direção de Gestão Acadêmica - campus Campos Centro); Andre Uebe (Coordenação da COMTED - campus Campos Centro) | Outros |
19h 30min | |
Mesa Redonda - Temática: Modelos de Ensino Centrados no Estudante (Local: Auditório Cristina Bastos) Valéria de Souza Marcelino (Coordenadora de Metodologias de Ensino do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação); Michelle Maria Freitas Neto (Diretora Geral - campus Itaperuna); Arthur Rezende da Silva (Diretor Geral - campus Pádua); Marlúcia Cereja de Alencar (Diretora de Ensino Superior das Licenciaturas - campus Campos Centro); Andre Fernando Uebe Mansur (Coordenador da COMTED - campus Campos Centro); Aline Pires Vasconcelos (Mediadora). | Outros |
09h | |
OF.03 - Metodologia para o Ensino Baseada em Estudo de Caso Valéria de Souza Marcelino Duração: 90min Local: Bloco A - Sala A-116 RESUMO: Na tentativa de contribuir para uma prática docente menos tradicional, esta oficina propõe o uso de metodologia de ensino baseada no método de Estudo de Caso como forma de auxiliar o professor na elaboração de suas aulas. Este é uma variante do método Aprendizado Baseado em Problemas (Problem Based Learning - PBL), que foi desenvolvido a fim de proporcionar aos alunos contato com problemas reais, e estimular o desenvolvimento do seu pensamento crítico, a habilidade de resolução de problemas e a aprendizagem dos conceitos científicos. Na oficina, os participantes terão conhecimento sobre este método e, além disso, serão apresentados exemplos de aulas (de ciências) pautadas neste método e os participantes serão estimulados a produzir sequências didáticas neste mesmo sentido. | Oficina |
10h 45min | |
OF.04 - Aprendizagem com Lego : Trabalhando as habilidades de gestão e lógica dos discentes Camila Mendonça Romero; Larissa de Sousa Moreira; Paulo Victor Padrão Lopes. Duração: 90min Local: Bloco A - Sala A-117 RESUMO: Esta oficina possibilita conhecer um dos métodos que tem facilitado o aprendizado de alguns conceitos da Administração. É utilizada uma dinâmica de ensino através de blocos de montagem. Esta dinâmica além de abordar os principais conceitos sobre Liderança e Metodologia 5S, utiliza os conceitos de Just-in-time (JIT), tempo de setup, qualidade e marketing. Durante a oficina será demonstrado como as rodadas são elaboradas, assim como os conceitos descritos anteriormente são transmitidos aos alunos. | Oficina |
14h 30min | |
OF.05 - Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) Renata Lacerda Caldas; Adriana Barreto de Oliveira Siqueira Duração: 90min Local: Bloco A - Sala A-120 RESUMO: As Unidades de Ensino Potencialmente Significativas são sequências didáticas embasadas na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (MOREIRA, 2011). São aspectos sequenciais: definir o tópico a ser abordado; criar/propor situação(ções), em níveis diferenciados e progressivos, levando em conta o conhecimento prévio do aluno; apresentar o conhecimento a ser ensinado/aprendido, levando em conta a diferenciação progressiva; retomar os aspectos mais gerais e inclusivos, dentre outros. UEPS abordando temas diversos têm sido elaboradas na forma de produto educacional para auxiliar professores de Ensino Médio. | Oficina |
16h 15min | |
OF.06 - Modelos Formativos para Avaliação Discente: Avaliação por Pares e Autoavaliação Andre Fernando Uebe Mansur (Coordenador da COMTED) Duração: 90min Local: Bloco A - Sala A-121 RESUMO: A presente oficina tem por finalidade possibilitar que o participante tome conhecimento e experimente modelos de avaliação formativa, como a avaliação por pares e autoavaliação. Estes modelos de avaliação formativa tendem a valorizar as habilidades do estudante, em contraponto aos modelos sumativos adotados, que usualmente se focam a avaliar de maneira conteudista e pontual, apenas as competências técnicas dos alunos.
| Oficina |
18h 30min | |
Palestra de Encerramento (Local: Auditório Reginaldo Rangel) Palestrantes: Alexandre Rodrigues / Marcela de Oliveira / Ivonilton de Barros - Temática: GENTE que Inova: Case do Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais | Outros |